O DIA A DIA DA MOSTRA OLHOS NEGROS IV
Estamos entrando na SEGUNDA SEMANA da Mostra, e desta, um dia será muito especial: o dia 30/11, quando estarão presentes os cineastas WALDIR ONOFRE e ANTONIO PITANGA, dois dos primeiros cineastas negros deste país, recebendo homenagens, nossas, do público e dos convidados.
Waldir em especial, 78 anos, *o primeiro cineasta negro a abordar em um longa-metragem o tema racial*, logo seguido por Pitanga. Seus filmes serão exibidos na Mostra.
Dia 24 de Novembro, tivemos a presença do cineasta Marco Schiavon, diretor do premiado e sensível filme “XADREZ DAS CORES”, exibido neste sábado, e do escritor Alex Araujo (ASSALTO A LE PARKOUR), que, declarando se autoreconhecer como negro, fez elogios e críticas ao filme no debate que se seguiu a este e ao curta “O DESPEJO OU…MEMÓRIAS DA GABIRU”, de Sergio Glenes. O racismo e a questão das cotas raciais foram o tema do debate do dia.
Dia 23/11 na MOSTRA OLHOS NEGROS IV: após o documentário VISTA A MINHA PELE para um grupo de alunos da ASBEPE, uma ONG de Ramos, e outras pessoas da região da Leopoldina, tivemos um interessnte Debate com autoridades no assunto: Marcelo Dias – Superintendente de Igualdade Racial (a SUPIR, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos), e Adriana Baptista, jornalista da Revista QuiGeral RadioTV. Mais tarde, após a exibição do filme DISTRAÍDA PARA A MORTE, chegou o representante da EDUCAFRO. O papo foi muito bom e conscientizante.
Em tempo: o advogado Lúcio Correia de Andrade deu uma verdadeira aula de direito racial hoje. O filme AUTOESTIMA de Ednéa Gomes Rubim foi como um milagre aos nossos olhos. Parabéns Ednéa, Lúcio. Agradecimentos a todos!
Dia 20/11/2012, Dia de Zumbi, tivemos uma Mesa de Debate muito interessante: Após a exibição de QUILOMBO de Cacá Diegues e ALMA NO OLHO de Zózimo Bulbul, a mesa foi composta com: TITO ALMEJEIRAS, produtor executivo e ator com papel no filme Quilombo, MIRO NUNES, jornalista e membro da COJIRA (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial), e DJALMA SANTOS, técnico cinematográfico e membro do COMDEDINE (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Negros). Após extensa conversa com o público, que fez perguntas sobre os filmes e sobre o Cinema Negro, passou-se à exibição do filme inédito nos cinemas comerciais “DIA DE PRETO”, de Marcos Felipe Delfino, Marcial Renato e Daniel Mattos. Filme criativo muito premiado. Hoje tem mais. Vejam a progamação.